sábado, 21 de julho de 2012

Português Instrumental

O primeiro fórum do instituto começa com a seguinte pergunta:


Qual é a importância de se iniciar as aulas do Instituto com o módulo "Português Instrumental"?


Gostaríamos de saber sua opinião, pois, sua colaboração será muito útil para incentivar os alunos.

Este fórum estará aberto como parte da avaliação do módulo para os alunos da turma de 2012 a partir de 7 de agosto e fechará como avaliação em 13 de setembro. Para participar deixe sua colaboração em comentários logo abaixo deste post.



36 comentários:

  1. Em minha opinião é de suma importância ter o mínimo de domínio do idioma no qual queremos comunicar verdades espirituais. Não precisamos ser especialista, mas temos que ao menos nos expressar bem. Afinal, estudamos num instituto ou seminário, para aprendermos comunicar com clareza e precisão as verdades da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Qual a importância...? Somos intérpretes de um texto que possui classes morfológicas, sintaxe, etc. Uma compreensão e uso melhor destas coisas vai ser como um prumo nas mãos de um pedreiro, como um bisturi para um cirurgião, como uma chave de fenda nas mãos de um eletricista. A compreensão do nosso idioma certamente é parte muito importante nesta obra. Os que se aplicarem poderão compartilhar os benefícios...

    ResponderExcluir
  3. Pr. Cleyton, obrigado pela contribuição. Certamente esta analogia, muito bem colocada por sinal, ajudará muito para incentivar os alunos do instituto se empenharem com dedicação ao estudo do nosso idioma daqui para frente, pois, este módulo Português Instrumental será apenas um início da longa caminhada que terão que prosseguir a vida inteira.

    ResponderExcluir
  4. Não é preciso ser pastor ou missionário para comunicar o Evangelho. Jesus deu a grande comissão a Igreja, sendo assim a responsabilidade de comunica-lo bem é de todos os filhos de Deus e para isto é preciso conhecê-lo e transmiti-lo de forma correta. Cabe aqui um testemunho; conheci um casal que não ficou em uma igreja porque o pregador (comunicador) cometia erros gritantes em sua fala; disseram-me: "- Pastor, não teve como ficar lá, dava coceira nos ouvidos". Portanto, penso que pelo menos o mínimo do idioma (português) deve ser dominado, para que haja uma boa comunicação do Evangelho - daí a importância.

    Ab.
    Pr. Márcio

    ResponderExcluir
  5. Pr. Márcio, obrigado por participar. Realmente incomoda ouvir pessoas "assassinando" o português. Devemos nos esforçarmos ao máximo para evitarmos os erros mais comuns de concordância, regência e principalmente os vícios de linguagens tais como: os barbarismos, pleonasmos e solecismos.

    Eu creio e defendo que devemos estudar a gramática do nosso idioma durante a vida inteira. Porém, conheço servos de Deus que têm muitas dificuldades nesta área e são muito utilizados por Deus. Deus é Deus e pode fazer o que quiser, nós temos que fazer a nossa parte de acordo com os talentos que Ele nos deu.

    ResponderExcluir
  6. Certo amigo pastor costuma bricar assim: "Nois somo altoridades, o português nois fala e o ingrês nois dis" kkkk.
    Para que um aluno de teologia possa tirar proveito dos seus estudos será imprescindível que conheça sua língua. Todos os ramos da teologia são interpretativos, e para isso necessitamos do Português. Uma vígula pode comprometer o sentido de uma frase, quanto mais as formas verbais...
    Creio que será um bom começo com "Português Instrumental."
    Pr. Ronaldo Júnior MACAU-RN

    ResponderExcluir
  7. Thanks pastor Ronaldo. Estou gostando muito da participação dos irmão, tenho certeza que todas as contribuições serão úteis aos alunos.

    ResponderExcluir
  8. Assino embaixo do que os outros disseram. Apenas acrescentaria que aquele que escreve bem, pensa bem. Saber se expressar com exatidão gramatical é um dos sinais de uma mente afiada. De fato, a gramática era um dos elementos fundamentais da educação clássica. Os outros dois eram retórica e lógica.

    Mark

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela colaboração pastor Mark, creio que a contribuição que todos deixaram será de muita utilidade àqueles que não gostam de estudar gramática.

    ResponderExcluir
  10. Iniciarmos o Instituto com aulas de Português Instrumental é uma forma de levar aos alunos o uso da Língua Portuguesa de maneira prática, mostrando-lhes como é essencial escrever bem para ser compreendido.
    Redação oficial, regras de acentuação, ortografia e concordância fazem parte dessa disciplina.
    Como citou o pastor Márcio Trindade "Jesus deu -nos a responsabilidade de comunicar o evangelho"; para que tenhamos sucesso na comunicação também depende o conhecimento de nossa própria língua.
    Carmem Madureira
    PS:NÃO CONSEGUI POSTAR PELA MINHA CONTA . USEI A DO MEU NETO.

    ResponderExcluir
  11. Muito bem Carmem, você está à frente dos outros alunos, pois foi a primeira a participar do fórum. Isso mesmo, é essencial escrever bem para ser bem compreendido. Veremos se os próximos alunos se farão compreendidos por meio da escrita, rsrs. Estou gostando muito dos comentários, e, até estou pensando em escrever um post com base nestes comentários para definirmos este módulo. Aliás eu não, isto será um trabalho que os alunos terão que fazer em conjunto para concluírem o este módulo.

    ResponderExcluir
  12. Pastor Márcio , há algum tempo , estudando o conceito e significado da palavra "Entusiasmo"( deriva do grego e significa estar cheio de Deus), refleti e concluí que todos devemos , por esse único e tão grandioso motivo, sermos entusiasmados com tudo que fazemos , pois recebemos de Deus todas as graças e o Instituto é mais uma ferramenta para nosso progresso espiritual , pois é Deus nos capacitando para sua obra. Desejo a todos muito entusiasmo !!

    9 de agosto de 2012 14:57

    ResponderExcluir
  13. Espero em breve ter o mesmo entusiasmo que a Carminha disse pois,portugues nunca foi minha materia preferida(isso sera mostrado nos meus erros ortograficos)mas sei que é muito importante tanto para a minha vida quanto no aprendizado de outras materias em que portugues e interpretação de texto estão envolvidas,como foi comentado na aula de hoje pelos colegas de classe e professor Pr Marcio.Sendo assim:

    Vem ne mim Portugues Instrumental!!! rsrsrsrsrsrssrs

    ResponderExcluir
  14. Português instrumental (através da Bíblia) não há conteúdo mais interessante do que este. Sou apaixonada por Língua Portuguesa e amo a Bíblia. Conhecê-la foi a maior descoberta da minha vida. A Palavra de Deus é o manual perfeito para qualquer assunto. Em relação à Língua Portuguesa, a Bíblia é cheia de recursos linguísticos incríveis. Aprender qualquer idioma sem ela deve ser muito mais difícil. Os alemãs sabem de sua importância, pois a tradução da Bíblia para o alemão contribuiu para aumentar o nível de alfabetização. Se eles sabem disso, o que diremos nós? Amamos a Bíblia, porque é o Verbo de Deus. Não preciso dizer mais nada.

    ResponderExcluir
  15. O português instrumental é muito importante para a comunicação com as pessoas na hora de falar do evangelho,e como o anderson donadon disse essa não é minha matéria preferida,mas sei que é muito importante essa matéria

    ResponderExcluir
  16. Pr. Márcio Martins,quero parabeniza-lo por esta iniciativa.Atualmente,as igrejas investem cada vez mais nos treinamentos de seus lideres,investem em cursos,palestras etc...Mas,pouco se fala de nosso idioma.Entretanto, se não houver domínio do idioma pátrio, o resultado final será pouco satisfatório.

    ResponderExcluir
  17. Antes de começarmos o instituto, não imaginava a importância de dominarmos a nossa língua para o estudo da Palavra de Deus, sendo indispensável à utilização do português instrumental; hoje consigo estudar a Bíblia de uma forma melhor. Confesso que achei um pouco estranho, quando tive conhecimento dos módulos oferecidos pelo instituto, e percebi que um desses era o português instrumental, mas agora após o término desse módulo estou convencido da grande importância, na utilização do português instrumental.

    ResponderExcluir
  18. O saber expressar-se na forma escrita é indispensável para qualquer pessoa, ainda mais, no caso de Lideres. Expor seus pensamentos no papel é um dom, porém mesmo aqueles que não tem esse dom natural, podem aprender a escrever de modo simples e compreensivo conhecendo as regras de nossa Língua Portuguesa. E no caso de iniciar um curso de Teologia com ela, para mim, foi uma surpresa e no mesmo tempo uma grande ideia. Parabéns ao idealizador do curso e que Deus na Pessoa de Jesus Cristo continue abençoando a todos.

    ResponderExcluir
  19. Efraim muito obrigado pelas palavras, certamente contribuirão para que todos os estudantes de teologia se empenhem cada vez mais na lapidação do nosso idioma.

    ResponderExcluir
  20. O estudo da língua Portuguesa é muito importante para nós que estamos estudando a palavra de Deus através da bíblia, pois a correta interpretação dela é que nos leva ao correto ensino em nossas igrejas, ministérios. Além disso sabemos que o Português é dinâmico, e de tempos em tempos existem revisões na leitura e escrita, e é sempre bom estar atualizado, realizando cursos.

    ResponderExcluir
  21. Bom primeiramente, dizer que eu achei muito interessante pois o domínio da língua Portuguesa é importante para quem faz uso da gramatica ainda visto que, muitos de nós anunciantes da Palavra de Deus além de anuncia-la na forma auditiva muitos expõe seus Sermões de forma impressa que exige melhor domínio da língua para não correr o risco de tropeçar. E será um estimulo para treinamos o Português.

    ResponderExcluir
  22. Devemos nos aprimorar na nossa expressão verbal e na não verbal, para que não venhamos a passar por momentos constrangedores que venha alterar a verdadeira mensagem de Deus, devemos sim está afiado na nossa língua nacional. Como citado, o uso ou não de uma virgula pode mudar completamente o sentido da mensagem.

    ResponderExcluir
  23. Fiquei positivamente surpreso, pois julgo necessária uma correta interpretação gramatical (Logus) das escrituras para que Ela se revele (Rhema) em nosso espírito. Precisamos também nos apresentar impecáveis e irrepreensíveis em todos os aspectos, para que Cristo não seja envergonhado.

    ResponderExcluir
  24. A importância é toda, pois fiquei maravilhada com tudo que eu li, e concordo plenamente com este estudo, a Língua Portuguesa é maravilhosa, e não deve ser mal pronunciada precisamos saber o que estamos falando e as pessoas que estão ouvindo precisam entender, pois é muito importante ao lermos a Bíblia separarmos vírgulas e pontos, pois é assim que entendemos o que quer dizer cada linda e verdadeira história, que esta escrita, pois para mim a Bíblia é o Livro mais importante que existe, é a vida.

    ResponderExcluir
  25. Expressar bem é característica do todo bom pregador, principalmente porque se relaciona com vários tipos de pessoas, uma mais cultas outras não.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Ir as escritura sem o adequado conhecimento linguístico é se sentir como o cego parcialmente curado de Marcos 8. 24. (vejo os homens; pois os vejo como arvores que andam.), portanto devemos dedicarmos bastante atenção ao estudo do português instrumental, para ter clareza ao ler as escrituras sagradas.

    ResponderExcluir
  29. penso que todos antes de abri a boca e falarem besteira deveriam aprender a falar corretamente para depois espreçar suas ideias com mais clareza

    ResponderExcluir
  30. É muito importante se expressar de maneira correta,a maneira como nos expressamos diz muito a nosso respeito,e como representantes do Reino de Cristo,precisamos compreender que vamos anunciar o evangelho a classes diferentes de pessoas, e sem duvida, a maneira que falamos, influenciara, se vamos ter credibilidade ou não.
    O Evangelho de Cristo é salvação,e nós temos por dever, anuncia-lo de forma correta,pois,um erro de interpretação pode distorcer toda a verdade!

    ResponderExcluir
  31. Em minha opinião o domínio da língua é de suma importância, pois, nossa língua é rica e ampla, com vários significados e significantes, uma palavra pode conter vários significados dependendo do contexto e uma mesma escrita possui vários sinônimos e ainda temos as variações regionais e culturais. Para melhor fazer-se entender, interpretar e ensinar, começar aprendendo a língua portuguesa é um passo não apenas sábio, mas preciso.


    Silvia R. Feitosa ( professora de Língua Portuguesa)

    ResponderExcluir
  32. É extremamente importante falar bem o Portugéns para melhor compreensão.
    Com dizem é preciso saber fala saber escutar e sobretudo saber ouvir o que as palavras não dizem.

    ResponderExcluir
  33. Certamente é muito importante algum conhecimento da Língua Portuguesa para interpretação das Escrituras.Não podemos apenas abrir a Palavra de Deus e tentar repassar suas verdades profundas sem primeiro entendê-las.O estudo do Português instrumental para o pregador,Pastor,professor da EBD ou qualquer outro que leva a sério o estudo das escrituras,abrirá o entendimento de forma enriquecedora.

    ResponderExcluir
  34. O estudo da língua portuguesa é de suma importância para qualquer pessoa. Pois, através desta estaremos preparados para transmitir uma mensagem coesa e coerente.

    ResponderExcluir
  35. A Importância do conhecimento da língua portuguesa é fundamental para quem deseja transmitir algum estudo, Infelizmente muitos lideres esquecem essa parte, e isso tem afastado muitas pessoas que tem um certo conhecimento secular, mas deseja conhecer a palavra de Deus, porém quando chegam em algumas igrejas, sentem essa "coceira no ouvido" de tantas palavras erradas que ouvem.

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de responder com um comentário que fiz na primeira vez que tentei fazer o curso, fiquei muito feliz e grato, ao ver que esse comentário foi selecionado como exemplo na introdução:
    "O saber expressar-se na forma escrita é indispensável para qualquer pessoa, ainda mais, no caso de líderes. Expor seus pensamentos no papel é um dom, porém mesmo aqueles que não tem esse dom natural, podem aprender a escrever de modo simples e compreensivo conhecendo as regras de nossa Língua Portuguesa. E no caso de iniciar um curso de Teologia com ela, para mim, foi uma surpresa e no mesmo tempo uma grande ideia. Parabéns ao idealizador do curso e que Deus na Pessoa de Jesus Cristo continue abençoando a todos". - Efraim de Souza Moraes.

    ResponderExcluir