segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Qual a Importância da Pedagogia no Ensino Cristão?

       
        Este fórum estará aberto como parte da avaliação do módulo de pedagogia para os alunos da turma de 2012 a partir de 25 de setembro e fechará como avaliação em 25 de outubro. Para participar responda na caixa de comentários a pergunta: Qual a Importância da Pedagogia no Ensino Cristão?

9 comentários:

  1. Sabemos que Educar é um processo que envolve a formação integral do ser humano.O ensino cristão desenvolve a vida espiritual e o conhecimento eclesiástico(Deus e EScritura).Esse desenvolvimento considera o ser humano em seu aspecto biopsicossocial e não existe exemplo maior de desenvolvimento integral que do próprio Cristo.Temos relatado na Bíblia que ele "...crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens."(Lc 2.52).
    Concluindo, temos o mais rico e valioso material (conteúdo) a ser ensinado/aprendido e é aí que entra a importância da Pedagogia no Ensino Cristão: é ela que nos dá as ferramentas adequadas que apontam o caminho desde aprendizado significativo.

    ResponderExcluir
  2. Para mim é de grande importância os conhecimentos pedagógicos para o ensino cristão, pois prepara melhor o professor para ensinar com eficiência aquilo que se propõe a ensinar. Nós os professores da Palavra de Deus, devemos nos esmerar no ensino, portanto deveríamos utilizar todos os recursos que podemos na execução desse tão grande privilégio de comunicar as verdades divinas. A pedagogia propriamente dita vai nos ajudar a encaminhar nossos alunos no caminho correto.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião é muito importante o estudo da pedagogia, não apenas para nos preparar para o ensino dentro da igreja mas, para aprendermos a identificar os tipos de pessoas e como devemos orientá-las segundo a capacidade de entendimento de cada uma.É uma matéria que nos capacita e nos orienta a definir como deve ser até o nosso evangelismo para cada tipo de pessoa.É uma matéria que está sendo muito interessante uma vez que estamos estudando os métodos pedagógicos do próprio Cristo.Fica muito mais fácil o evangelismo (que será nossa próxima matéria) quando conhecemos um pouco a pessoa e sabemos os assuntos que a interessam para podermos direcionar a conversa para o evangelho.Apesar dos alunos difíceis, a Carmem está fazendo um bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião a importância da pedagogia é nos preparar e nos capacitar na hora de ensinar pessoas e também na hora de falar do evangelho.A pedagogia ensina como devemos nos comportar ao ensinar com pessoas de várias idades.E não tem nada melhor do que aprender com o melhor mestre que o mundo já teve,Cristo.

    ResponderExcluir
  5. È fundamental desenvolvermos a habilidade de organizar ideias para uma melhor exposição das escrituras. Métodos diversos que facilitem o aprendizado bíblico são de extrema importância para estudantes de todos os níveis, e a pedagogia fornece os recursos necessários para isso.

    ResponderExcluir
  6. Acredito piamente, que a utilização da pedagogia no ensino das Escrituras Sagradas é realmente indispensável, pois ela nos dá mecanismos que nos possibilitam ensinar a palavra de Deus de uma forma mais clara para os mais variados tipos de pessoas, sem ter como barreiras, faixa etária, cultura ou condição social, o Senhor Jesus nos provou isto, nos dando o seu próprio exemplo quando ensinou o seu evangelho aos homens.

    ResponderExcluir
  7. A Pedagogia demonstra várias teorias e conceitos que ajudam e muito os indivíduos que devem explanar sobre a Palavra de Deus. De nada adianta várias palavras lançadas ao ar, se elas não estiverem em um contexto, sendo que o ouvinte da Palavra, deve ter certeza do que está sendo explanado. Também acho muito interessante o uso de recursos audiovisuais, acredito que deve ajudar muito na assimilação de novas ideias.

    ResponderExcluir
  8. A importância da Pedagogia para o Ensino Bíblico nos capacita a ter uma maior compreensão da palavra, podendo assim ensinar de forma mais clara possível. Sabemos que Jesus é o maior Pedagogo. Deixou através de seu ensinamentoss os mecanismos necessários para condução dos filhos de Deus através de sua pessoa.

    ResponderExcluir
  9. A Pedagogia é muito importante para o Ensino Bíblico, porque o indivíduo que esta ensinando deve possuir uma didática clara, objetiva e de fácil entendimento para que uma pessoa leiga que deseja conhecer a Palavra de Deus compreenda o que esta sendo ensinado.

    ResponderExcluir