terça-feira, 25 de junho de 2013

A Nova Jerusalém

Onde Será a Nova Jerusalém?

Após terminar o grande julgamento do juízo final, haverá uma nova vida, a Nova Jerusalém, o lugar que Cristo foi preparar para todos os que O amam, irá descer do céu, junto com toda a sua beleza, água viva, ruas de ouro, árvore da vida, uma beleza sem fim, onde estaremos com o Senhor para sempre, desfrutando do seu amor (Apocalipse 21.10).




A Nova Jerusalém é o lugar que Cristo Jesus tem preparado para todos os salvos. Nessa cidade celeste que todos os crentes vão morar eternamente, porém a localização dessa cidade não é muito bem definida para nós, (Apocalipse 21.2). Os crentes subirão ao céu no arrebatamento da Igreja, e lá permanecerão por sete anos, que é o tempo que durará a Grande Tribulação aqui na terra, depois a Igreja volta a esse mundo, junto com o Senhor Jesus Cristo que vencerá a besta, e a Igreja reinará com Cristo por mil anos, logo a seguir vem o julgamento do trono branco, e depois Deus é quem desce. Alguns acreditam que descerá aqui na terra para viver com os homens, outros que a Nova Jerusalém será uma cidade suspensa. O fato é que Deus vai trazer o tabernáculo celeste, que é a Nova Jerusalém para viver junto dos homens, vendo dessa forma podemos dizer que: Não vamos morar no céu com Deus, mas Deus trará o céu até nós para morar conosco.
 
O Mar Não Existirá – Apocalipse 21.1
 
De acordo com o texto acima, a Bíblia afirma que no novo céu e na nova terra, o mar não mais existirá, de fato toda vida marítima foi extinta quando o segundo anjo derramou sua taça com a ira de Deus sobre o mar em Apocalipse 16.3, quando ocasionou a morte de todos os seres viventes no mar, devido as águas do mar se tornarem em sangue, depois desse desastre, a Bíblia não menciona que Deus criou novamente o mar e a vida marítima foi destruída na Grande Tribulação.
 
O Tamanho da Nova Jerusalém – Apocalipse 21.16 e 17
 
A Nova Jerusalém terá o formato de um cubo, ou seja, possuirá a mesma medida em todos os lados, que a medida de 12 mil estádios de todos os lados, sendo que um estádio corresponde a 180 metros, sendo assim, a cidade mede aproximadamente dois mil cento e sessenta quilômetros de cada lado da cidade e quatro milhões seiscentos e sessenta e cinco mil e seiscentos quilômetros quadrados, para se ter ideia do tamanho da cidade, podemos compará-la com a cidade de São Paulo, que é considerada uma das maiores cidades do mundo. São Paulo possui mil quatrocentos e noventa e três quilômetros quadrados, e comparando com as medidas apresentadas em Apocalipse 21.16 e 17, a Nova Jerusalém é aproximadamente três mil cento e vinte e quatro vezes maior que a cidade de São Paulo.
 
De acordo com os números apresentados na Bíblia, a Nova Jerusalém será uma cidade extremamente grande, aqui na terra não existe nada parecido, não dá para imaginar como será morar numa cidade como essa. Será uma cidade real com ruas, muros, praças, creio que existirá casas, existirá prédios como nesse mundo, as áreas destinadas a lazer tal como as praças, seriam proporcionalmente parecidas com o que existe nesse mundo, e se tratando de uma cidade tão grande que nesse mundo mais parece um país.
 
Um outro ponto a ser observado é se na cidade existirá animais, florestas a natureza de forma geral. Não sabemos mas, tudo isso poderá existir na Nova Jerusalém, se acreditarmos que a terra continuará existindo.
 
Outra coisa a ser observada é do porquê a cidade tem sua altura tão extensa, com 2.160 Km de altura, daria para se fazer várias cidades uma em cima da outra e sobraria espaço para muita coisa, a cidade poderia ter andares, vários pisos, porém tudo isso são hipóteses, a Bíblia não dá as respostas para tais perguntas, e qualquer posição que adotarmos poderíamos ser acusados de pregar heresias, mesmo estando certo.
 
A Nova Jerusalém Uma Linda Cidade – Apocalipse 21.2 e 10
 
Em Apocalipse 21.2 e 10 a expressão “da parte de Deus” mostra que essa linda cidade é uma arquitetura divina (Hebreus 11.10), nem a mais bela cidade desse mundo pode ser comparada com a Nova Jerusalém, será uma cidade perfeitamente planejada.
 
Uma Cidade Extremamente Diferente
 
Em 1 Coríntios 2.9 lemos que Deus tem preparado para aqueles que O amam algo inédito, muito bonito, de arquitetura extremamente moderna, vejamos quais as palavras utilizadas para descrevê-la:“nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tempreparado para aqueles que o amam”, essas palavras demonstram que a Nova Jerusalém é:
 
  • É algo que nossos olhos nunca viram. Ao viajarmos pelo mundo podemos ver cidades nos Estados Unidos, Europa, ou Ásia, que nossos olhos contemplam a beleza, a ciência juntamente com tecnologia moderna constroem prédios que parecem tocar nos céus de tão alto que são, podemos ver o metrô do Japão, os jardins da França, as belas cidades americanas, os rios limpos sem poluição de uma cidade bem organizada, porém nada disso se compara com a beleza, organização, arquitetura moderna, da Nova Jerusalém, pois o nosso Deus tem preparado algo muito melhor do que aquilo que nossos olhos podem contemplar, é como compensar os pobres que não podem viajar pelo mundo todo, e contemplar cidades limpas e modernas, os ricos e famosos hoje podem até se deliciar com suas viagens, porém Deus tem feito algo muito melhor, tenho certeza que nenhuma cidade possui um rio tão belo quanto o rio da água da vida que corre sobre a Nova Jerusalém (Apocalipse 22.1), o rio mais limpo desse mundo não possui sequer água potável, mas o rio que corre sobre a Nova Jerusalém além de possuir a água mais pura que qualquer outra, ela sai do trono de Deus, isso posso garantir que nenhum olho aqui na terra conseguiu contemplar. Hoje podemos ver em fotos ou até no próprio local, cidades com belas praças e jardins, tal como na França, um jardim tão belo que muitos quando passam por ele chegam a dizer: “Isso mostra a grandeza de Deus”, mas posso garantir que a grandeza de Deus é muito maior, os nossos olhos ainda não contemplaram a grandeza de Deus, o jardim mais belo é o que Deus tem feito na Nova Jerusalém, isso sim demonstra a grandeza de Deus, o que os grandes e famosos desse mundo não poderão contemplar, a menos que aceitem a Jesus Cristo como salvador de suas vidas.
  • É algo que nosso ouvidos nunca ouviram. A todo momento ouvimos notícias ruins, ouvimos nos telejornais que a economia não anda nada bem, as enchentes estão presentes em grandes cidades, a seca  atinge a milhares de pessoas, o desemprego aumenta no mundo inteiro, e uma vez ou outra, ouvimos boas notícias que nos alegram e colocam desejos em nossos corações, desejo de mudar de vida, melhorar nossas condições financeiras, ouvimos falar que em algumas cidades da Europa não existe fome, no Brasil já exitem quatro cidades que o transporte público é gratuito, em outras cidades podemos dormir com as portas abertas e não seremos assaltados, podendo até deixar as chaves do carro no contato e ninguém irá rouba-lo, isso para nós são ótimas notícias, desejamos sim morar em tais cidades, viver a tranquilidade que essas cidades proporcionam, porém o que Deus tem preparado para nós na Nova Jerusalém, é algo que nunca ouvimos falar, para ser mais exato, não existe em nenhum lugar no mundo, a cidade mais segura desse mundo não proporciona tanta segurança quanto a cidade que vem de Deus, o dinheiro existente no mundo inteiro não pode proporcionar segurança contra terremotos, maremotos, vendavais, frio exagerado, calor insuportável, enchentes, porém tudo isso Deus dará a aqueles que O amam.

  • É algo que jamais penetrou o coração humano. Em nossos dias o homem sonha com algumas coisas que poderão existir num futuro bem próximo, tal como, morar na lua, ou em Marte, um veículo que não  polua a atmosfera, uma cidade subterrânea, a cura contra as doenças, aviões supersônicos, isso tudo e muitas outras coisas serão possíveis, pois já estão na mente do homem, grandes cientistas ocupam seu tempo procurando imaginar formas de melhorar a vida do homem, e com isso criam o inédito, o que muitos pensavam ser impossível, os cientistas tem provado ser possível, mas nada disso impressiona o nosso Deus, pois sempre soube que tudo isto aconteceria, Ele mesmo anunciou o crescimento da ciência (Daniel 12.4), e por isso Deus tem preparado para aqueles que irão morar na Nova Jerusalém algo que nenhum cientista pensou, eles se quer conseguirão imaginar o que Deus fará. O Senhor nos levará para um lugar muito acima das nossas expectativas, a ponto de declarar que o que mais bem sucedido cientista desse mundo conseguiu se quer imaginar, “jamais penetrou o coração humano” isso Deus fará para aqueles que O amam.
A cidade possui:
  • Muitas moradas, todos poderão morar lá - Jo 14.1-3
  • A cidade brilha como a glória de Deus - Ap 21.11
  • Muros grandes e altos - Ap 21.12
  • Doze portas com o nome das doze tribos de Israel - Ap 21.12
  •  O muro da cidade possui doze fundamento com o nome dos apóstolos - Ap 21.14
  •  A cidade é parecido a um cubo, quadrada - Ap 21.16
  • Os muros são de jaspe - Ap 21.18
  • A cidade é de ouro puro - Ap 21.18
  • Na cidade não existe templo ou igreja - Ap 21.22
  • Não existe sol ou lua, pois a glória de Deus ilumina toda a cidade - Ap 21.23 e 22.5
  • Não existirá noite - Ap 21.25 e 22.5
  • Uma cidade com um rio limpo, que possui a água da vida - Ap 22.1
  • Nessa cidade também existe uma praça, que fica as margens do rio - Ap 22.2
Se de fato cremos em tudo isso, temos que concluir que vale a pena servir ao nosso bom Deus nesse mundo. Tudo aqui é passageiro e temporal. Assim como concluiu o eclesiastes, tudo nesse mundo não passa de vapor. O que realmente importa é: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem”.

Faça um teste de Escatologia: Teste

2 comentários: